26 de outubro de 2012

Palestra “Contabilidade para Advogados”


Ontem à noite, 25/10, tivemos a honra de apresentar uma Palestra na Facensa - Faculdade Cenecista Nossa Senhora dos Anjos, em Gravataí/RS, para os acadêmicos de Advocacia interessados em aprimorar suas noções de Contabilidade.

A palestra "Contabilidade para Advogados" foi uma parceria dos cursos de Direito e Contábeis, através de seus coordenadores Elaine Pagani e Jessé Alencar, e um projeto nosso e da Prof.ª Rachel Marques, que muito contribuiu para a sua realização. 

Vale frisar a importância dessa interação entre áreas, pois o Advogado, além de prestar serviços às pessoas físicas, presta, também, às pessoas jurídicas, que são as responsáveis pela geração de riquezas na sociedade. As pessoas jurídicas realizam os seus negócios e se integram na sociedade através das demonstrações contábeis, cujos termos técnicos (débito, crédito, ativo, passivo, despesas, custos, receitas, lucro, prejuízo, demonstração financeira ou patrimonial e demonstração econômica, etc.) são necessários na rotina diária do trabalho do Advogado, que tem a obrigação de ter uma boa noção de como a Contabilidade funciona.

10 de outubro de 2012

A origem do Dia do Contador - I

Alguns colegas estão escrevendo e postando em seus sites que o Dia do Contador é comemorado em 22 de setembro por ser uma data alusiva ao dia do padroeiro da profissão, São Mateus.

Essa informação não é verdadeira. A data do padroeiro da profissão contábil, São Mateus, é o dia 21 de setembro, e não o dia 22.

No dia 22 setembro, comemora-se o Dia do Contador em razão da criação do curso de Ciências Contábeis no Brasil, em 1945, através do Decreto-Lei nº 7.988.

A fim de registro, e como nós participamos da criação dessa data, a primeira comemoração ao Dia do Contador ocorreu em 22 de setembro de 1982, em Brasília, por iniciativa da Ordem dos Contadores do Brasil, sob a presidência do Senador Gabriel Hermes. Estiveram presentes na comemoração os seguintes colegas: José Antonio Alves Coelho, José Maria Martins Mendes, Pedro Coelho Neto, Erasini de Salles Gallindo, José Rojo Alonso, Péricles Roberto Gottardi, Ildefonso Alves Barbosa, Maria Fagundes de Souza, Geraldo Vasconcelos do Carmo, Waldir Antonio Bronzatto, Argemiro Caldeira Pereira e Harry Conrado Schüler (autor da proposta), entre outros.

A Ordem dos Contadores do Brasil comemorou essa data até o dia 22 de setembro de 1985.

A partir de 22 de setembro de 1989, o Sindicato dos Contadores do Estado do Rio Grande do Sul, sob nossa presidência, retomou essa homenagem, e os colegas que nos sucederam continuaram a tarefa, consolidando-se, dessa forma, a data de 22 de setembro como o Dia do Contador, em homenagem à criação do Curso de Ciências Contábeis no Brasil.

Portanto, em momento algum da história contábil o padroeiro da profissão foi associado à origem do Dia do Contador.

Dessa forma, os colegas que escreveram artigos ou comentários dizendo que a data de 22 de setembro é Dia do Contador em homenagem ao padroeiro da profissão, São Mateus, devem fazer a devida retificação, para que não se faça confusão, e para que o verdadeiro motivo da criação do Dia do Contador não se perca nos anais da história contábil brasileira.

A título de esclarecimento, as datas comemorativas da profissão são:

  • Dia 12 de janeiro - Dia do empresário contábil
  • Dia 25 de abril - Dia da Contabilidade (ou do “contabilista”)
  • Dia 21 de setembro - Dia de São Mateus (patrono da profissão contábil)
  • Dia 22 de setembro - Dia do Contador
  • Dia 20 de novembro - Dia do técnico em Contabilidade

Esperamos que esse esclarecimento traga a reparação devida quanto à origem da data comemorativa da profissão.