Na entrevista desta semana do programa Economia & Desenvolvimento, 11/12, o Contador e Advogado Giovani Dagostim, da Dagostim Contadores e da Dagostim e Tomasi Contadores, fala sobre o Microempreendedor Individual (MEI) e dá algumas dicas.
12 de dezembro de 2022
28 de novembro de 2022
Ganho de capital - Lucro presumido
No programa Conversando sobre Contabilidade desta semana, 27/11, o Professor Contador Salézio Dagostim responde a um questionamento sobre a apuração do ganho de capital quando a empresa faz a depreciação dos seus ativos com base nas normas contábeis. A depreciação segundo a norma tributária é divergente da norma contábil.
21 de novembro de 2022
Financiamento da atuação sindical
No programa Economia & Desenvolvimento desta semana, 20/11, o presidente do Sindiconta-RS, Giovani Dagostim, conversa com o apresentador Silvio Lopes sobre a importância dos sindicatos no cenário econômico e o financiamento da atividade de defesa profissional.
7 de novembro de 2022
Direitos trabalhistas são irrenunciáveis
No programa Momento Empresarial desta semana, 6/11, o Advogado especialista Giuliano Dagostim responde à questão de um telespectador sobre o que fazer em caso de pedido de demissão por parte do trabalhador em que ele sugere abrir mão do aviso prévio e da multa do FGTS por tempo de serviço, na tentativa de implementar acordo com o empregador. Dagostim salienta que esta prática não deve ser aceita pelo empresário, pois ele tem a obrigação de fazer cumprir as normas trabalhistas. Direitos trabalhistas não devem ser reduzidos ou negociados.
31 de outubro de 2022
Como elaborar o Fluxo de Caixa
No programa Conversando sobre Contabilidade desta semana, 30/10, o Contador e Professor Salézio Dagostim explica como elaborar o fluxo de caixa.
24 de outubro de 2022
Incentivos fiscais - Dicas sobre como contabilizar
No programa Economia & Desenvolvimento desta semana, 23/10, o Contador Giovani Dagostim discorre sobre recente decisão do STJ que trata do incentivo fiscal recebido e da não incidência de tributação. Dagostim dá dicas sobre a forma de contabilização.
17 de outubro de 2022
Pessoa jurídica do tipo empresária ou simples
No programa Conversando sobre Contabilidade de 9/10, o Contador e Professor Salézio Dagostim discorreu sobre a diferença, em direito societário, entre ser pessoa jurídica do tipo empresária e do tipo simples.
10 de outubro de 2022
O contador deve votar em quem defende a liberdade econômica
No programa Conversando sobre Contabilidade de 9/10, o Contador e Professor Salézio Dagostim, Presidente de Honra da Aprocon Brasil, orienta os contadores a votarem nos candidatos que defendem a liberdade econômica, nestas eleições, uma vez que o patrimônio é o campo de estudo e trabalho do contador.
O que significa "forma contábil"
No programa Conversando sobre Contabilidade desta semana, 9/10, o Contador e Professor Salézio Dagostim explica o significado de "forma contábil", previsto no art. 1.183 do Código Civil Brasileiro.
3 de outubro de 2022
Lei de apoio à inserção das mulheres no mercado de trabalho
No programa Economia & Desenvolvimento de 2/10, o Contador e Advogado Giovani Dagostim fala sobre a nova lei que trata do apoio à inserção das mulheres no mercado de trabalho e das medidas protetivas à parentalidade na primeira infância.
26 de setembro de 2022
Sucessão empresarial fraudulenta
No programa Momento Empresarial desta semana, 25/9, o Advogado especialista e Técnico Contábil Giuliano Dagostim fala sobre sucessão empresarial fraudulenta, desconsideração da personalidade jurídica, confusão patrimonial e desvio de finalidade da empresa.
22 de setembro de 2022
Homenagem ao dia do Contador
Artigo publicado na imprensa por ocasião da passagem do Dia do Contador. Parabéns, contadores, pelo seu dia!
Dia do Contador, 22 de setembro
No dia 22 de setembro de 1945, há 77 anos, através do Decreto-Lei nº 7.988, foi criado o curso de Ciências Contábeis no Brasil, com o objetivo de formar profissionais contadores.
Os agentes econômicos e a sociedade em geral ainda têm dificuldade em saber para que serve o contador e qual a sua função dentro da sociedade.
Todas as profissões possuem um campo de estudo e trabalho. O advogado estuda as leis para orientar seus clientes; o médico estuda o corpo humano; o veterinário, os animais; e assim por diante... A seu turno, o campo de estudo e trabalho do Contador é o patrimônio, que é formado pelos ativos, passivos, receitas, despesas e custos. É o patrimônio que insere as pessoas jurídicas no mundo dos negócios, através das demonstrações contábeis. Como ele não vem pronto, é preciso que o contador o estruture para poder estudá-lo a fim de orientar seus clientes. A estruturação deste patrimônio se concretiza através dos saldos apurados pelos registros dos atos da gestão. Concluído este processo, o contador precisa então validá-lo, pondo a sua assinatura, para que ele tenha validade jurídica.
Como o campo de estudo e trabalho do contador é o patrimônio, ele orienta os agentes econômicos e sociais para que não tenham problemas econômicos, financeiros e patrimoniais, para protegê-los de riscos futuros decorrentes de má gestão, e, ainda, examina os atos da gestão para tecer as suas conclusões. É o contador que, através de perícia, responde a questionamentos sempre que o assunto envolver o patrimônio. É ele quem revisa o que outros contadores fizeram, através de auditorias, para atestar junto a terceiros que as contas e informações que formam aquele patrimônio estão corretas.
Além disso, por ser o responsável por validar os resultados econômicos e financeiros, o contador pode deixar as pessoas mais ricas ou mais pobres, tão somente por uma mera mudança de critério contábil, aumentando ou diminuindo os lucros. Em função de uma leve mudança de critério, índices financeiros e econômicos podem ser alterados, atribuindo um maior ou menor risco de solvência e de lucratividade a estas entidades.
Portanto, o Contador exerce uma função de grande relevância e impacto na sociedade e deve exercer as suas atividades sempre com muita ética e responsabilidade social.
Parabéns, contadores, pelos seus 77 anos de existência! A sociedade precisa do seu trabalho para alavancar o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Com ordem, teremos progresso.
16 de setembro de 2022
Perícia contábil é prerrogativa dos contadores
No programa Economia & Desenvolvimento de 11/9, o Presidente do Sindiconta-RS, Giovani Dagostim, destaca ação do sindicato em prol dos peritos contábeis.
13 de setembro de 2022
Papel do Sindicato na defesa dos profissionais contábeis
No programa Economia & Desenvolvimento desta semana, 11/9, o Presidente do Sindiconta-RS, Giovani Dagostim, fala da importância do Sindicato na defesa dos profissionais contábeis.
5 de setembro de 2022
Função do técnico em contabilidade
No programa Conversando sobre Contabilidade desta semana, 4/9, o Contador e Professor Salézio Dagostim discorre sobre a função do técnico em contabilidade e a situação atual deste profissional. Segundo Dagostim, o técnico em contabilidade tem por função transformar os atos da gestão em informações contábeis, fornecendo dados que servirão de subsídio para a análise dos contadores no momento de elaborar as demonstrações contábeis das pessoas jurídicas.
29 de agosto de 2022
Aspectos da rescisão por justa causa
No programa Momento Empresarial desta semana, 28/8, o Advogado especialista e Técnico Contábil Giuliano Dagostim responde ao questionamento de um consulente sobre rescisão por justa causa.
15 de agosto de 2022
Condomínios prediais e sonegação
No programa Conversando sobre Contabilidade desta semana, 14/8, o Contador e Professor Salézio Dagostim fala sobre condomínios e sonegação, situação que pode ser evitada através da elaboração de uma convenção condominial clara e objetiva, com a participação dos condôminos.
8 de agosto de 2022
Anistia das multas das GFIPs
No programa Economia & Desenvolvimento desta semana, 7/8, o Presidente do Sindiconta-RS, Giovani Dagostim, fala sobre a anistia das multas das GFIPs e destaca a importância do Sindicato e das associações contábeis neste processo.
1 de agosto de 2022
O contrato de locação comercial e a cláusula de benfeitorias
No programa Momento Empresarial desta semana, 31/7, o Advogado especialista e Técnico Contábil Giuliano Dagostim fala sobre a importância da análise das cláusulas do contrato de locação comercial no momento da sua celebração, entre elas, em especial, a de benfeitorias.
25 de julho de 2022
Regime da substituição tributária do ICMS e recentes mudanças ocorridas no RS
No programa Economia & Desenvolvimento desta semana, 24/7, o Contador e Advogado Giovani Dagostim discorre sobre o regime da substituição tributária do ICMS e recentes mudanças ocorridas no RS.
Será que o Exame de Suficiência do CFC cumpre a sua finalidade?
No programa Conversando sobre Contabilidade de 17/7, o Contador e Professor Salézio Dagostim tece considerações a respeito do Exame de Suficiência e da necessidade de mudanças na sua forma de aplicação, em resposta ao questionamento de um telespectador. Segundo Dagostim, o exame deveria ser aplicado na própria instituição de ensino, como condição para verificar se o aluno recebeu os conhecimentos básicos da profissão. Além disso, seu conteúdo precisa ser modificado para ter mais foco na realidade do dia a dia do profissional contábil.
18 de julho de 2022
Por que tenho lucro, mas não consigo pagar as minhas contas?
No programa Conversando sobre Contabilidade desta semana, 17/7, o Contador e Professor Salézio Dagostim fala sobre a importância das informações contábeis para o contador poder orientar o empresário nas tomadas de decisões. Consulte um contador para assessorar a sua empresa.
4 de julho de 2022
Teletrabalho e home office
No programa Momento Empresarial desta semana, 3/7, o Advogado Especialista e Técnico Contábil Giuliano Dagostim fala sobre as mudanças nas relações trabalhistas na pandemia, com a implementação dos regimes de teletrabalho e de home office, e sobre a necessidade de adaptação da norma à jurisprudência quanto a estas novas modalidades de trabalho remoto.
27 de junho de 2022
Contabilidade, tributação e distribuição de dividendos
No programa Economia & Desenvolvimento desta semana, 26/6, o Presidente do Sindiconta-RS, Giovani Dagostim, fala sobre contabilidade, tributação e distribuição de dividendos, e, também, da problemática dos regimes de caixa e de competência para o reconhecimento das receitas das empresas.
24 de junho de 2022
Base de faturamento para pagar tributos
No programa Conversando sobre Contabilidade de 19/6, o Contador e Professor Salézio Dagostim salienta que o Estado tem que levar em consideração a quantidade de trabalhadores envolvidos na obtenção do faturamento, e não somente o seu valor, para estabelecer a alíquota a ser aplicada no recolhimento dos tributos. Se o Estado quiser manter a estabilidade social, ele precisa estabelecer uma política de manutenção dos trabalhadores no trabalho.
20 de junho de 2022
Necessidade de mudanças na forma de executar a Contabilidade Pública
No programa Conversando sobre Contabilidade desta semana, 19/6, o Contador e Professor Salézio Dagostim fala sobre a necessidade de mudanças nas técnicas de registro da contabilidade pública, para que seja adotado o regime de competência na elaboração das demonstrações contábeis dos órgãos da administração pública. Na opinião do Professor Dagostim, os órgãos públicos devem adotar os mesmos critérios de apuração de resultados dos agentes privados. Além disso, os ingressos de empréstimos e de antecipação de tributos não podem ser considerados como renda das atividades no período do recebimento, mas em duodécimo do mês efetivo da exigibilidade, a fim de que se conheça os resultados verdadeiros dos gestores públicos.
6 de junho de 2022
Novidades na DECORE
No programa Economia & Desenvolvimento desta semana, 5/6, o Presidente do Sindiconta-RS, Giovani Dagostim, fala sobre novidades na Decore e o empenho da entidade para garantir o livre exercício profissional dos contadores.
Mercadoria não entregue gera receita?
No programa Conversando sobre Contabilidade de 29/5, o Contador e Professor Salézio Dagostim responde à pergunta de um seguidor do programa sobre uma empresa que vende mercadorias e não as entrega, se esta operação gera receita para a referida empresa.
30 de maio de 2022
Lucro Bruto
No programa Conversando sobre Contabilidade desta semana, 29/5, o Contador e Professor Salézio Dagostim responde a uma consulta feita sobre o Lucro Bruto numa operação em que a empresa não possui controle permanente de estoque.
23 de maio de 2022
Regime caixa não é um regime contábil
No programa Conversando sobre Contabilidade de 15/5, o Contador e Professor Salézio Dagostim esclarece que "regime contábil" é aquele utilizado pela ciência contábil para apurar o valor do patrimônio das pessoas. Para isso, é necessário o registro das dívidas e dos valores a receber. Sendo assim, o "regime caixa" não é um regime contábil, mas um regime tributário, porque o patrimônio não é apurado através dele.
16 de maio de 2022
Significado do termo "contabilizar"
No programa Conversando sobre Contabilidade desta semana, 15/5, o Contador e Professor Salézio Dagostim salienta que o termo "contabilizar" deve ser usado somente quando o objetivo do contador for integrar o fato ocorrido no patrimônio monetário das pessoas. Do ponto de vista técnico, então, o termo "contabilizar" implica, necessariamente, o reconhecimento do "débito" e do "credito" ao fazer o registro para integrá-lo no patrimônio.
9 de maio de 2022
Sobre a redução na alíquota do IPI
No programa Economia & Desenvolvimento desta semana, 8/5, o Contador e Advogado Giovani Dagostim tece considerações sobre a redução generalizada na alíquota do IPI (Imposto sobre produtos industrializados).
4 de maio de 2022
Prorrogação do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda das Pessoas Físicas
No programa Economia & Desenvolvimento desta semana, 1/5, o Contador e Advogado Giovani Dagostim faz recomendações relevantes sobre a prorrogação do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda das Pessoas Físicas.
3 de maio de 2022
Importância da prestação de contas nas sociedades empresariais e deliberação sobre distribuição de lucros
No programa Economia & Desenvolvimento desta semana, 1/5, o Contador e Advogado Giovani Dagostim fala sobre a importância da prestação de contas nas sociedades empresariais e da deliberação acerca da distribuição de lucros.
25 de abril de 2022
Sobre a desvalorização do curso de Ciências Contábeis
No programa Conversando sobre Contabilidade de 17/4, o Contador e Professor Salézio Dagostim explica por que nossos jovens não são mais orientados a estudar contabilidade, por que o curso de Ciências Contábeis é tão desvalorizado.
* Correção: Em 2010, o termo "contabilista" deixou de figurar na Lei; e, em 2015, os técnicos em contabilidade deixaram de ser registrados no CRC.
18 de abril de 2022
Distribuição de lucros
No programa Conversando sobre Contabilidade desta semana, 17/4, o Contador e Professor Salézio Dagostim fala sobre distribuição de lucros e como lançar na contabilidade a antecipação de lucros.
12 de abril de 2022
Sobre a valorização do Contador
É de conhecimento comum que o curso de Ciências Contábeis não é citado como um curso importante pela imprensa e pela sociedade quando se fala de cursos universitários, que é um curso que não aparece na mídia e que dificilmente alguém orienta os jovens a ingressarem nele. Em razão disto, frequentemente nos pedem para que escrevamos sobre os motivos pelos quais o curso de Ciências Contábeis e a profissão de contador não possuem o mesmo prestígio ou valorização que as outras profissões universitárias.
Temos dito que quem efetivamente valoriza os profissionais, e, por consequência, os cursos que formam estes profissionais, é a sociedade. Para que a sociedade valorize uma profissão, ela precisa saber para que os seus profissionais servem. Vejamos: Quando alguém vê o seu direito sendo ofendido, usurpado, ele procura logo um advogado. Esta pessoa sabe que as leis são o campo de trabalho dos advogados. Quando alguém está com uma dor em seu corpo, procura um médico. Se o seu bichinho de estimação estiver com problemas de saúde, ela procura um veterinário. Se estiver com dor de dente, um dentista, e assim sucessivamente... Uma profissão é valorizada quando a sociedade sabe para que ela serve.
Vale notar que existe uma diferença entre profissão valorizada e profissional valorizado. A profissão é valorizada quando a sociedade sabe para que o profissional serve (seja ele advogado, médico, veterinário, dentista). Já o profissional é valorizado quando resolve o problema do cliente. O advogado é valorizado quando ganha a demanda questionada; o médico, quando cura a doença do paciente; o veterinário, quando cura a do animal; o dentista, quando cura a dor de dente; e assim por diante.
Agora, para saber se o curso de Ciências Contábeis, curso que forma o contador, é devidamente valorizado, é preciso indagar para que serve este profissional, qual o seu campo de trabalho e qual o problema que ele irá resolver para solucionar a demanda da sociedade. Você sabe responder estas questões? Ora, se você tem dificuldade para responder estes questionamentos, certamente todos terão a mesma dificuldade. Se a sociedade não sabe exatamente para que serve o contador, como ela irá valorizá-lo? Como ela irá chamar este profissional para resolver os seus problemas?
Então, o que é preciso fazer para valorizar a profissão? É preciso realizar uma ampla campanha publicitária informando à sociedade que o contador é o responsável por resolver os problemas que envolvem o patrimônio monetário das pessoas, oferecendo propostas para dar solução a estes problemas. Se ela não vem pagando as suas contas em dia, é preciso chamar o contador. Se ela quiser saber por que vem operando com prejuízo, é hora de chamar o contador. Se ela quiser saber por quanto um produto deve ser vendido, qual a quantidade de produtos que devem ser vendidos para não ter prejuízo, qual a melhor modalidade de apurar os resultados para reduzir a carga tributária, quanto representa o custo da mão de obra na composição dos produtos, como o seu patrimônio está constituído, em qualquer um destes casos, é necessário chamar o contador. Se ela quiser saber o valor do seu patrimônio ou se quiser prestar contas de sua gestão. Enfim, todos os assuntos que envolvem o patrimônio são assuntos do contador, e isto precisa estar bem claro para a sociedade. Defender as leis é com o advogado; tratar da saúde humana, é com o médico; da saúde animal, com o veterinário; e da saúde patrimonial, é com o contador.
Uma vez que a sociedade entenda que os alunos de contabilidade estudam o patrimônio das pessoas e que o contador é o profissional responsável por solucionar os problemas que elas têm com os seus patrimônios, certamente os pais dos jovens passarão a orientar seus filhos a estudarem contabilidade. A imprensa passará a entender que a contabilidade estuda o patrimônio das pessoas, e, quando os assuntos envolverem este campo de trabalho, certamente as pessoas irão chamar o contador para se manifestar a respeito. E, assim, a profissão começará a ser realmente valorizada e reconhecida pela sociedade.
4 de abril de 2022
Ganho de capital para fins de tributação do Imposto de Renda das pessoas físicas
No colóquio do programa Economia & Desenvolvimento desta semana, 3/4, o Contador e Advogado Giovani Dagostim fala sobre o ganho de capital para fins de tributação do Imposto de Renda das pessoas físicas.
Fazer a escrituração sem ter recebido o balanço inicial
No programa Conversando sobre Contabilidade de 27/3, o Contador e Professor Salézio Dagostim esclarece que não há necessidade de o contador ter recebido o balanço inicial para começar a escriturar as operações empresariais.
28 de março de 2022
Controladoria e contabilidade gerencial
No programa Conversando sobre Contabilidade desta semana, 27/3, o Contador e Professor Salézio Dagostim responde sobre a diferença entre controladoria e contabilidade gerencial. Controladoria se preocupa com os processos de controles internos, implantação e acompanhamento para proteger o patrimônio contra os desvios e desperdícios. Já a contabilidade gerencial se concentra na gestão econômica e financeira para verificar se o gestor operou corretamente os recursos colocados à sua disposição.
17 de março de 2022
14 de março de 2022
Dicas sobre a declaração do Imposto de Renda
No programa Economia & Desenvolvimento desta semana, 13/3, o Contador e Advogado Giovani Dagostim dá as primeiras dicas sobre a declaração do Imposto de Renda.
21 de fevereiro de 2022
Débito e crédito - Como distribuir as contas no balanço
No programa Conversando sobre Contabilidade desta semana, 20/2, o Contador e Professor Salézio Dagostim responde ao questionamento de um aluno sobre débito e crédito e como as contas são distribuídas no balanço.
14 de fevereiro de 2022
Planejamento fiscal do ano e a opção de tributação para a Contribuição Previdenciária Substitutiva
No programa Economia & Desenvolvimento desta semana, 13/2, o Contador e Advogado Giovani Dagostim fala sobre o momento de planejamento fiscal do ano e a opção de tributação para a Contribuição Previdenciária Substitutiva neste exercício.
4 de fevereiro de 2022
Subvenção governamental - Contabilização
No programa Conversando sobre Contabilidade desta semana, 30/1, questionado onde lançar contabilmente uma subvenção governamental, se no Patrimônio Líquido ou nas Receitas, o Contador e Professor Salézio Dagostim diz que se a subvenção for para compensar gastos que estão sendo gerados para cumprir com determinada obrigação, este crédito será escriturado nas Receitas. Agora, se for para subvencionar investimentos ou para compensar prejuízos já realizados, o crédito será informado no Patrimônio Líquido, nos termos da Lei 12.973/2014 e do CPC 07 (R1).
31 de janeiro de 2022
Condomínio Predial - Registro Contábil x Registro Caixa
No programa Conversando sobre Contabilidade desta semana, 30/1, ao ser questionado se escrituração contábil é o mesmo que registrar as entradas e as saídas de dinheiro (livro caixa), o Contador e Professor Salézio Dagostim responde que "não". Escrituração contábil consiste em aplicar procedimentos técnicos da Ciência Contábil para apurar o patrimônio do condomínio e como ele foi constituído. Não basta dizer o que você tem. A contabilidade expressa como você conseguiu aquilo que tem. Para isso, o contador opera com dois sistemas: O Econômico, cujo aumento patrimonial é gerado sem aumentar as obrigações, e o Financeiro, que diz como as contas foram pagas, se através da renda das atividades ou através de empréstimos.
18 de janeiro de 2022
Reeleição da diretoria do Sindiconta-RS para novo mandato
No programa Economia & Desenvolvimento desta semana, 16/01, o Presidente do SINDICONTA-RS, Giovani Dagostim, fala sobre a reeleição da diretoria para novo mandato na gestão do Sindicato, agradecendo a todos a confiança depositada. Giovani salienta que a diretoria eleita seguirá trabalhando na defesa intransigente em favor dos filiados, de suas prerrogativas e de melhorias nas condições de trabalho, estabelecendo convênios e outras ações neste sentido.