Muitas mensagens vêm sendo divulgadas nas redes sociais, por empresas que vendem sistemas de processamento contábil, alegando que a reforma tributária acabará por criar uma nova contabilidade. Entretanto, isso não corresponde à realidade da vivência contábil. A contabilidade é campo de estudo e de trabalho do contador, e tem como foco o patrimônio monetário das pessoas jurídicas, públicas e privadas.
Todos os assuntos que envolvem o patrimônio monetário dos agentes produtores de riquezas pertencem ao campo de trabalho e estudo do Contador. Para saber se esta ou aquela atividade fazem parte do escopo de atuação do contador, basta perguntar se ele irá trabalhar no patrimônio do agente. Este patrimônio é representado pelas demonstrações contábeis e por todos os elementos que o formam.
É por isso que a auditoria, a perícia e demais atividades desenvolvidas no patrimônio dos agentes econômicos e sociais fazem parte do campo de atuação do Contador. Como a reforma tributária afetará o patrimônio destes agentes, o contador precisa entender estes novos procedimentos. Ele precisa estar atento a estas mudanças e deve estudá-las criteriosamente.
Agora, o que não se pode é confundir as técnicas de elaboração dos registros contábeis com a contabilidade em si. A contabilidade é o todo, a ciência, o campo de estudo. Ela busca novas técnicas para elaborar, com mais precisão, o patrimônio dos agentes econômicos e sociais. O contador, com base nos seus conhecimentos técnicos e acadêmicos, sugere ao gestor os procedimentos adequados para que este patrimônio prospere. São estes agentes econômicos e sociais que geram emprego e renda, que pagam tributos para que o Estado funcione, e, portanto, precisam estar protegidos pelo contador, a fim de prosperarem cada vez mais.

Nenhum comentário:
Postar um comentário