17 de abril de 2018

Conversando sobre Contabilidade: Contabilidade nos condomínios prediais

No espaço “Conversando sobre Contabilidade” do Programa Economia & Desenvolvimento desta semana (dia 15/4), o Contador Salézio Dagostim, Presidente da Aprocon Contábil-RS e Professor da Escola Brasileira de Contabilidade - Ebracon discorre sobre a importância da contabilidade nos condomínios prediais:

"Conforme o Código Civil Brasileiro, art. 1348, compete aos síndicos edilícios, entre outras obrigações, representar o condomínio ativa e passivamente; prestar contas à Assembleia anualmente, e quando exigidas; e elaborar o orçamento das receitas e despesas.

Como as administradoras de condomínios não executam serviços de contabilidade, elas não levam em consideração os aspectos econômicos e financeiros envolvidos nos atos do síndico. Registram apenas o que o condomínio recebeu e o que pagou, apurando, assim, o saldo em caixa.

Ao contratar serviços terceirizados de portaria, segurança ou de limpeza, o condomínio terá as correspondentes retenções tributárias. Se a administradora não emitir as guias para recolher estas obrigações, o Síndico não saberá da existência destas dívidas.

Por isso, é importante que o síndico exija que seu condomínio tenha contabilidade ou que mande fazer auditorias nas contas regularmente. Do contrário, poderá se deparar com muitos aborrecimentos, decorrentes da falta desta importante ferramenta de gestão, pois a contabilidade gera informações econômicas e financeiras imprescindíveis para uma gestão segura. Além disso, a relação custo/benefício da execução deste serviço é proveitosa para a administração, que, por um custo muito baixo, terá mais tranquilidade e segurança em sua gestão."


Nenhum comentário:

Postar um comentário