Muitos ainda não têm ciência de que o Contador é o profissional responsável por colocar ordem no patrimônio monetário das pessoas (físicas e jurídicas, públicas e privadas), com o objetivo de promover a saúde patrimonial destes agentes. O campo de atuação deste profissional é o patrimônio ou qualquer assunto que envolva o patrimônio monetário das pessoas, e seu propósito é fazer este patrimônio prosperar. Outra função do contador é divulgá-lo de forma correta, já que as demonstrações contábeis são um instrumento através do qual as pessoas jurídicas se integram na sociedade para realizarem os seus negócios.
O advogado utiliza as leis como o seu instrumento de trabalho; já o médico usa o corpo humano; e os veterinários, os dos animais. Assim também o contador usa o patrimônio monetário para fazer os seus estudos e recomendar as providências necessárias para que ele prospere, já que são as pessoas jurídicas que geram emprego e renda, que pagam os tributos para que o Estado funcione. Porém, esse patrimônio não nasce pronto. Ele é criado pelo próprio contador, através da transformação dos atos de gestão e de outros elementos em informações patrimoniais. Desta forma, o contador elabora o patrimônio monetário das pessoas e o analisa para recomendar as soluções mais apropriadas nas tomadas de decisões dos gestores. Poderíamos, então, dizer que o contador é o "médico" das pessoas jurídicas.
Dizem que o contador serve para cuidar da papelada das empresas, que emite guias para pagar tributos, que presta informações tributárias ao fisco, que organiza e analisa as informações financeiras, garantindo a conformidade legal e tributária de empresas e indivíduos, que oferece consultoria para otimizar a gestão, que faz planejamento tributário para a tomada de decisões estratégicas, que elabora relatórios contábeis, tais como balanços e fluxos de caixa, para apurar impostos e garantir que a empresa esteja em dia com as obrigações fiscais e tributárias, evitando multas e problemas com o fisco. Na verdade, todas estas afirmações são verdadeiras, pois todas as ações que envolvem o patrimônio monetário dos agentes econômicos e sociais fazem parte das funções do contador. Além disso, a auditoria, as perícias contábeis e todas as atividades que têm por base o patrimônio monetário das pessoas.
No dia 22 de setembro, os profissionais contadores completam os seus 80 anos de existência. Assim, desejamos a todos um Feliz Dia do Contador! Que Deus abençoe a profissão contábil e seus contadores!
Nenhum comentário:
Postar um comentário