22 de setembro de 2016

22 de Setembro, Dia do Contador

O Dia do Contador é comemorado em homenagem à criação do Curso de Ciências Contábeis no Brasil, através do Decreto-Lei nº 7.988, de 22/9/1945.

A primeira comemoração ao Dia do Contador ocorreu em 22 de setembro de 1982, em Brasília, por iniciativa da Ordem dos Contadores do Brasil, sob a presidência do Senador Gabriel Hermes. O autor da proposta foi o Contador Harry Conrado Schüler, Secretário Geral da Ordem.

Antes, comemorava-se a “Semana do Bacharel em Ciências Contábeis”, mas não uma data específica que marcasse o aniversário da profissão.

A Ordem dos Contadores do Brasil seguiu comemorando o Dia do Contador até o dia 22 de setembro de 1985. De 1986 a 1987, sob a presidência do Contador Salézio Dagostim, o Clube dos Bacharéis em Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul retomou a homenagem. E, a partir de 1988, quem deu continuidade à tarefa foi o Sindicato dos Contadores do Estado do Rio Grande do Sul, também sob a presidência do colega Dagostim, hoje presidente da APROCON BRASIL e da APROCON CONTÁBIL-RS.

Foi preciso um empenho de muitos anos a fim de consolidar a data de 22 de setembro como o “Dia do Contador” perante a classe profissional e a sociedade. Isso porque, a princípio, o Conselho Federal e os conselhos regionais de Contabilidade se posicionaram contra a ideia.

Segundo Dagostim, durante este período, para incrementar o registro e a divulgação da data, ele procurou apoio junto a diversas entidades da classe e da sociedade gaúcha. A título de exemplo, em 1991, ele procurou a Federação Gaúcha de Futebol, que, então presidida pelo Sr. Emídio Perondi, resolveu instituir o “Troféu do Dia do Contador”, o qual seria entregue ao time que ganhasse o jogo na semana de comemoração da profissão. Este troféu continuou sendo entregue durante quase uma década.

Além disso, visitou faculdades e instituições de ensino, incentivando-as a registrarem a passagem do Dia do Contador; e publicou periodicamente anúncios e artigos sobre a profissão, enaltecendo a passagem da data, nos principais jornais do Brasil.

A proposta foi amadurecendo com o passar do tempo; e, no início de 1993, Dagostim elaborou uma minuta de Projeto de Lei criando o “Dia do Contador”, que foi encaminhada a diversas câmaras municipais e assembleias legislativas do Brasil.

Em Porto Alegre (RS), o Vereador Airto Ferronato defendeu o Projeto, que foi transformado na Lei nº 7.529, de 3/6/93; no Rio Grande do Sul, foi defendido pelo Deputado João Augusto Nardes (hoje, Ministro do TCU) e transformado na Lei nº 9.969, de 20/10/93; e, em Salvador (BA), se transformou na Lei nº 4.975/94.

Hoje, graças ao esforço dos colegas que o sucederam, a data de 22 de setembro continua sendo festejada em todo o Brasil como o “Dia do Contador”.

Parabéns a todos os colegas!

Aprocon Brasil
Aprocon Contábil

Nenhum comentário:

Postar um comentário