23 de agosto de 2016

Mais respeito com os Contadores!

A Receita Federal, Estadual e Municipal mudam ou atualizam os seus sistemas de geração de informações de uma hora para outra, sem levar em conta se os profissionais contábeis estão aparelhados para pôr em prática estes novos aplicativos e se as micro e pequenas empresas têm condições de arcar com os custos destas novas exigências.

Já está mais do que na hora de os órgãos públicos começarem a pensar em quem gera estas informações.

Os órgãos da Receita precisam saber se os profissionais contábeis estão preparados em termos de equipamentos e de conhecimentos para gerar estas informações. Se não estiverem, é papel da Receita transmitir estes conhecimentos antes de colocar em prática estes novos sistemas ou suas atualizações.

Agora, exigir mudanças sem conhecer as necessidades de quem irá pôr em prática estas exigências é um desrespeito muito grande, tanto para com os agentes econômicos como para com os profissionais responsáveis por executá-las.

Implementar mudanças só para favorecer o governo, sem medir as consequências disto para todos os envolvidos, é uma ação que merece ser questionada.

Os contadores não concordam com mudanças ou atualizações de aplicativos sem que se tenha tempo hábil para saber se estas alterações serão bem sucedidas.

Por isso, os profissionais contábeis pedem mais respeito e consideração dos órgãos públicos.

Contador Salézio Dagostim
Presidente da Aprocon Contábil e da Aprocon Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário