4 de abril de 2017

O abandono da sede e do centro cultural do Conselho Regional de Contabilidade

Os profissionais contábeis gaúchos assistem, impotentes, ao abandono e à degradação da sede e do centro cultural do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul.

Na noite do dia 29 de janeiro de 2016, um forte temporal atingiu a cidade de Porto Alegre, entre outras cidades do Estado do RS. Uma tempestade que abalou a sede do CRCRS e o centro cultural Dr. Olívio Kolliver, havendo destelhamento de sua cobertura, destruição de janelas e quebra de vidraças. Em função disto, houve alagamento das salas e a rede elétrica foi afetada, bem como a rede de processamento de dados e a telefonia, e a destruição e avaria de móveis e instalações.

Em função do ocorrido, muitos prédios da região sofreram abalos. Todos eles passaram por consertos, exceto os prédios do CRCRS, que, em vez de mandar consertar os estragos, optou por desativar os prédios, alegando que o prazo licitatório para contratação em caráter emergencial e execução das obras necessárias superaria os 12 meses.

Os profissionais contábeis querem saber por que a direção do CRCRS prefere pagar um aluguel de R$ 31 mil por mês por um prédio que não tem condições de manter todas as atividades desenvolvidas pelo Conselho, em vez de mandar consertar os seus prédios. Querem saber ainda quando estes imóveis serão consertados e por que isto não vem ocorrendo.

Acontece que, com o abandono dos prédios citados, sede e centro cultural, a estrutura toda está se deteriorando (instalações, móveis, rede elétrica, computadores e etc.). Agora, quem irá pagar por estas perdas? Será novamente o profissional contábil?

A diretoria do CRCRS deve saber que é crime contra a administração pública a má gestão. E é exatamente fruto de má gestão o que vem ocorrendo com os prédios e instalações do Conselho. Além disso, o que ocorreu com o seguro contra vendaval que o Conselho deveria ter firmado com a seguradora? Ou não havia seguro?

Os profissionais contábeis querem a sua sede e o seu centro cultural de volta. Ainda bem que, neste ano, haverá eleições para a renovação dos conselheiros do CRCRS. Espera-se que, desta vez, os profissionais não se deixem iludir pelas falsas promessas.


Contador Salézio Dagostim
Presidente da Aprocon Contábil e da Aprocon Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário