23 de fevereiro de 2017

O Contador é quem valida o seu objeto de estudo

O Código Civil estabelece, no parágrafo 2º do art. 1.184, que o balanço patrimonial e a demonstração de resultado econômico devem ser lançados no Diário da pessoa jurídica e que ambos devem ser assinados por técnicos em Ciências Contábeis legalmente habilitados. É importante registrar que “Técnico em Ciências Contábeis” é o profissional que desenvolve a primeira função da contabilidade, prevista nas alíneas “a” e “b” do art. 25 do Decreto-Lei nº 9.295/46.

Da mesma forma, o § 4º do art. 177 da Lei 6.404/76 determina que as demonstrações financeiras serão assinadas por profissionais contábeis legalmente habilitados.

Assim, quem dá validade às demonstrações contábeis é o próprio profissional contábil, criando o objeto de estudo do Contador.

É por isso que as demonstrações contábeis devem ser um espelho, retrato, de todos os atos praticados pelo gestor, para que o resultado do estudo realizado pelo Contador seja efetivamente aquele necessário para que a pessoa jurídica resolva os seus problemas.

O Contador detecta os problemas da pessoa jurídica e recomenda as soluções.

Contador Salézio Dagostim
Presidente da Aprocon Contábil e da Aprocon Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário