14 de junho de 2017

Gastos indevidos do Conselho Federal de Contabilidade

O Conselho Federal de Contabilidade pagou diárias e passagem área, no valor de R$ 25.829,01, para a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON) participar da XIV Conferência Anual da Federation des Experts Comptables Mediterranéens - FCM (Federação dos Especialistas Contábeis Mediterrâneos) e do XXXII Seminário Internacional do Comité de Integración Latino Europa-América - CILEA (Seminário Internacional do Comitê de Integração Latino Europa-América).

Perguntas: Por que a autarquia federal tem que arcar com os gastos de uma entidade particular, já que a convidada a participar dos encontros era a ABRACICON, e não o CFC? Porque o CFC cedeu o 4º andar do seu prédio para a ABRACICON estabelecer a sua sede? Será que tudo isso não está relacionado ao fato de a presidente da ABRACICON ser esposa do presidente do CFC? Diante destes fatos, questiona-se se estes atos não caracterizam improbidade administrativa, crime contra a administração pública e corrupção.

Os profissionais contábeis necessitam urgentemente que o MPF, o TCU e a Polícia Federal procedam uma auditoria nas contas do Conselho Federal de Contabilidade, bem como na forma de gerir a entidade, para saber onde os mais de 60 milhões arrecadados por ano estão sendo aplicados.

Afinal de contas, os recursos das anuidades, conforme estabelece a lei, devem ser aplicados em serviços úteis à profissão contábil, não para beneficiar entidades particulares; e serviços úteis à profissão os profissionais não vêm recebendo...


Contador Salézio Dagostim
Presidente da Aprocon Contábil-RS e da Aprocon Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário